Escalar e dançar

O que estas duas atividades têm em comum?

Muuuita coisa!

Ambas trabalham com a relação do peso do corpo e do balanço do quadril e exigem de suas praticantes uma intensa capacidade de concentração, entrega, confiança e respiração.

É pautado no movimento articular, principalmente na região pélvica que se encontra a força e equilíbrio para executar as manobras. Com muita respiração e concentração nos movimentos executados, a mente entra num estado meditativo, de total presença. A utilização dos membros superiores oferece a condução e direção dos movimentos, enquanto os membros inferiores vão dando a base e a segurança necessárias para a prática.

Afinal, estou falando de escalar ou dançar?

Estas duas atividades são absolutamente complementares. A escalada desenvolve a compreensão da distribuição do peso para poder encontrar o balanço correto e utilizar a energia de maneira controlada e econômica para atingir altos graus de dificuldade técnica ao enfrentar uma via. A Dança do Ventre se organiza pensando em criar uma estética que valorize os movimentos a partir do centro para as periferias, e portanto baseia sua movimentação principalmente na região ventral, diluindo a condução a partir do quadril. A capacidade de desenvolvimento articular e muscular no quadril de ambas as modalidades são notáveis.

Se você dança, experimente escalar, além de estar praticando uma atividade junto a natureza, você se desenvolverá rapidamente por conta da consciência do quadril. Perceberá também que é uma via de mão dupla, pois sua percepção do quadril também irá se ampliar.


(Foto: Duca Machado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário